A força da educação

18/09/2014 13:26

COLUNA

A educação é tema principal usado pelo candidato professor Teodoro Soares. Tem um apelo muito forte. Teodoro Soares tem discursado em torno daquilo que se tornou "expert", os caminhos e viés que devem levar a educação. 

 

Por Oliveira Domingos

 

Inegavelmente o mote de campanha usado pelo deputado, candidato a reeleição, professor Teodoro Soares, tem um apelo muito forte, educação. Na estrada para voltar à assembleia legislativa, Teodoro Soares tem discursado em torno daquilo que se tornou “expert”, os caminhos e viés que devem levar a educação. Esse foi o tema que defendeu com unhas e dentes na AL, pois é de opinião que só a educação pode transformar o mundo. Não muda de concepção em hipótese alguma até porque deixou um rastro de serviços grandiosos na educação de Sobral quando transformou a UVA em uma instituição local para ser reconhecida internacionalmente com cursos até em outros países, caso da África.

Outro ponto defendido pelo eterno reitor da Uva é o de criação de uma região metropolitana com sede em Sobral. Nesse projeto professor Teodoro defende a total integração de todos os municípios defendendo interesses comuns como já acontece com a região metropolitana de Fortaleza e também em Juazeiro do Norte e adjacências. Seria a maneira mais racional para que os municípios de pequena monta pudessem também se beneficiar de grandes projetos. Ele é de opinião que Sobral é uma cidade cosmopolita e em torno de si gravitam vários municípios que muito bem podem se interligar defendendo interesses comuns em todos os segmentos saúde, educação, infraestrutura e por aí vai.

Cite-se, por exemplo, desse projeto defendido ardorosamente pelo deputado 

Teodoro Soares, a questão dos resíduos sólidos que ao longo dos últimos anos tem se revelado como um grande problema para todos os prefeitos. O sistema de cooperativismo entre os municípios poderia resolver o problema. É aí onde se torna importante a defesa da criação da região metropolitana de Sobral, pois isso facilitaria a discussão em conjunto de tão complicado assunto. Essa preocupação em manter a região noroeste como um polo de desenvolvimento e progresso que tem feito do professor Teodoro um parlamentar consciente do “mister” que o povo lhe confiou e ciente de que tem ainda muita lenha pra queimar.

 

BARULHO – no QG de Eunicio em Sobral onde sempre está por lá Dr. Verdim uma certeza existe, Sobral vai viver um dia de muito barulho na sexta feira, quando aqui estiverem em carreata Eunicio e Tasso Jereissati. “Nós vamos mostrar a nossa força”, disse Dr. Guimarães que está convidando no corpo a corpo seus amigos e aliados para o evento.

GALEGO – será a segunda vez que a dupla estará em Sobral nesta campanha, desta vez com um evento com mais tempo para ser organizado. A pergunta que não quer calar é porque da mudança de agenda dos “verdes” de uma hora pra outra. Teria sido o resultado das pesquisas internas que pouca gente sabe. Ah bom!

SINDICATOS – enquanto isso o prefeito Veveu Arruda se mexe pelos quatro cantos do município. Agora está atacando os sindicatos, uma área que conhece muito bem. O alvo preferido são os trabalhadores rurais, segmento de uma boa votação para o PT antigamente. Nomes fortes do sindicalismo estão acompanhando o alcaide sobralense.

 

DIZEM POR AÍ QUÊ...

 

... existe um misto de insatisfação entre os vereadores que estão pedindo votos para seus candidatos e não estão sendo bem recebidos.

... o problema reside no fato de que, nos distritos, acostumou-se mal a população a praticar a lei de São Francisco “é dando que se recebe”.

... como o chamado “santos olhos” não está aparecendo o chororô é grande e a grita é geral.

... um dos edis mais abastados da casa do povo recebeu o agrado de R$ l0 mil para “ajudar” na campanha. Achou pouco e ia devolver o dinheiro.

... foi demovido da ideia a muito custo por alguns de seus companheiros mais continua tiririca da vida.

... nem mesmo o “ursão” escapou da trairagem. Tem nego que trabalha nas faculdades INTA com adesivo no carro de Eugênio Rabelo.

... o desempenho de Mariano que antes de mais nada é amigo de Veveu e Lucianinho tem causado ciúmes em alguns secretários.

... parece que vai ser mesmo regado a muito vinho de primeira na serra da Meruoca o fim político de padre Zé. Fez muito por Sobral.

... vai pagar um preço alto pela frouxidão política e por não ter coragem de “peitar” os grandes. Com a história que tem, não merecia isso.

... a coluna de hoje é dedicada ao amigo Aragão Ponte que está voltando pra casa depois de longa temporada em Teresina.

 

 

—————

Voltar