CANDIDATOS A GOVERNO DISCUTEM PROPOSTAS EM SOBRAL

10/09/2014 07:38

COLUNA

 

Por Oliveira Domingos.

 

 

 

 

A TV Jangadeiro via Nordestv, que aqui em Sobral retransmite o sinal do SBT, vai organizar no próximo dia 26 um dos últimos debates entre os governamentáveis. Estarão aqui Camilo Santana do PT que é apoiado pelos irmãos Ferreira Gomes, Eunicio Oliveira que detém o apoio de Tasso Jereissati e Roberto Pessoa, Eliane Novaes e Ailton Lopes fecham a bancada. O local será o centenário Teatro São João, e a escolha da princesinha do norte para a realização de tal evento se prende a uma série de fatores mais a principal delas é a de que Sobral hoje é o epicentro da política estadual, berço do governador e onde se trava uma eleição a parte entre situação e oposição.

A expectativa em torno do encontro é grande. Para Manoel Pinunga, residente no bairro Terrenos Novos, é o momento de ver de perto as chamadas propostas de todos os candidatos e emenda. “O que vimos até agora não deu pra convencer não. Ninguém tá falando como resolver o problema da segurança de Sobral”, atesta. Este é um dos temas que traz ansiedade ao povo sobralense como um todo. “Sobral hoje é uma cidade violenta mais creio que os homens vão encontrar uma solução para este problema. Hoje nós vivemos com medo”, coloca Joaquim Sousa. Em toda a periferia o sentimento é de intranquilidade. A policia tem se mostrado pouco eficaz para combater a marginalidade.

Outro assunto que deve estar na pauta de ordem é a questão da água. O que cada um deles tem guardado na cartola para resolver o mais crucial nó da gestão Cid Gomes que é levar água a casa do homem do campo. Aqui já se fala abertamente em racionamento de água. Isto já está acontecendo no distrito de Jordão onde o abastecimento do precioso líquido é feito uma vez por semana, insuficiente para atender a demanda da comunidade. A história da adutora está mal contada. Os políticos continuam enganando o povo. Saúde deve ser um tema que vai levantar a plateia já que aqui se fala muito dos bons ou maus serviços prestados pelo Hospital Zona Norte.

 

 

PATOS – da uma tristeza grande de ver o açude dos Patos agonizando e anunciando o seu fim lentamente. Os últimos anos de estiagem foram cruciais para determinar a sua secura. No seio da comunidade esta situação é vivenciada por todos com lamentação. “A gente está muito triste mesmo. Só Deus com muita chuva para ajeitar tudo”, disse Antonio Pereira liderança da comunidade.

DESRESPEITO – e a bandidagem exagerou na conta. A pichação da estátua do Cristo Redentor com palavras desafiadoras contra a polícia é a prova que faltava de que os bandidos não temem de verdade a polícia. Numa outra inscrição foi visto claramente ameaças contra a corporação. Em resposta o helicóptero do CIOPAER desfilou pelos ares de Sobral. Ah bom!

GARAPA – e o prefeito VEVEU devolveu o restaurante popular a quem tanto precisa dele, os comerciários e populares que trabalham no centro e não tem como voltar pra casa. “E a comida que é servida aqui é boa, muito boa mesmo”, disse a comerciária Jaqueline. Já seu Antonio fala que almoçar por um real é uma “garapa pois as quentinhas são de seis até dez reais”.

 

DIZEM POR AÍ QUÊ...

 

... a guerra de bastidores em função da eleição para governador continua. Ontem na casa do povo de Sobral situação e oposição cantavam loas.

 

... partidários de Camilo Santana diziam que receberam comunicado vindo de Fortaleza atestando que a eleição por lá tá no pau.

 

... por sua vez o edil Gilmar Bastos afirmou que o senador Tasso Jereissati realizou enquete para consumo interno e a diferença subiu para doze pontos.

 

... no meio desse bafafá todo o secretário de saúde Ciro Gomes, bem ao seu estilo, vem tentando de toda forma e maneira alavancar a candidatura de Mauro Filho ao senado.

 

... o certo é que como em todo o estado existe a certeza de que a campanha será decidida nos últimos dias.

 

... aliás esta previsão foi feita pelo governador Cid Gomes depois do anuncio de seu candidato.

 

...ele disse que a eleição deste não seria igual ao jogo Brasil e Chile, decidido nos pênaltis numa alusão clara que será disputada voto a voto.

 

... Zezinho “gabirú” como é conhecido o prefeito de Ubajara está jogando o mandato no mato literalmente.

 

... dificilmente emplaca uma reeleição. A intromissão e Tomaz Figueiredo na sua administração não é bem vista por seus apoiadores.

 

... a coluna de hoje é dedicada ao Sr. Muniz eterno presidente do sindicato dos calçadistas de Sobral.

 

 

—————

Voltar