MARINA x CAMILO

12/09/2014 08:37

COLUNA

 

Por Oliveira Domingos.

 

 

 

 

O sábado político de Sobral promete uma série de manifestações que vai da vinda da presidenciável Marina Silva a desesperada estada de Camilo Santana na terrinha. A presença do candidato do PT ao governo do estado é para não deixar Marina “casar” e “batizar” por aqui, muito embora se ache de que a vedete do dia será mesmo a antiga companheira de Chico Mendes na defesa do verde no Brasil. O site oliveiradomingos.com antecipou de “primeira” a vinda da candidata do PSB a “city”. O patrocinador da estada de Marina em Sobral é o candidato a deputado federal Moses Rodrigues que é filiado ao PPS. O PSB não quer fazer feio em Sobral de jeito nenhum, e existe um verdadeiro alvoroço na região para se ver de perto a mulher que pode muito bem suplantar o PT e presidir o país a partir do ano que vem.

Tão logo foi divulgado o interesse de Marina Silva de visitar Sobral, a coordenação de campanha do PT no estado começou a “maquinar” uma forma de esvaziar o evento do PSB, tanto é verdade que inventaram de última hora a estada do governamentável do PT para uma visita surpresa a Sobral. O próprio governador está encarregado de articular prefeitos na região pra botar gente em Sobral e tentar ofuscar a presença de Marina na terra que é tida como berço dos FG’s. Não vai ficar bem a imagem do governador se Marina colocar uma multidão em seu terreiro, coisa que vai acontecer a mercê da movimentação na região noroeste do estado. Para Sobral com PRE (Polícia Rodoviária Estadual) ou não muita gente deve se fazer presente. É um momento histórico para os adeptos de Marina Silva.

A preocupação dos Ferreira Gomes, que tem se revezado nas críticas contra Marina, é com o discurso que Marina fará por aqui. Todo mundo sabe que Marina e Dilma estão tecnicamente empatadas nas pesquisas. Há um esforço concentrado dos irmãos Gomes de não deixar em hipótese alguma Marina crescer no estado. A vantagem de Dilma já foi maior e isso pode se refletir até na votação local, pois ela é muito benquista entre os jovens, segmento que até bem pouco tempo não queria saber de votar neste pleito e que vai aparecer nas ruas com certeza neste sábado. Dois trajetos distintos devem ser traçados. O beco do cotovelo será fechado para o PT que montará o seu QG por lá. A dúvida é se Marina vai ou não descer na rua paralela quando estiver saindo da Praça São Francisco. Que Sobral vai estar mais alegre vai. De um lado Marina, Moses e o PPS, do outro Dilma representada por Cid, Camilo enfim vermelhos, laranjas e o arco íris todo.

 

 

 

JOVENS – o chamariz dos dois movimentos deste final de semana é o jovem. Aliados de Camilo Santana e adeptos de Marina Silva via Moses Rodrigues vão botar a “juventude” pra trabalhar. Como se diz que o jovem tem o pode de mudar as coisas, uma das tarefas dessa rapaziada é justamente convencer outros da mesma idade que é interessante se votar em outubro. Ah bom!

DÚVIDA – assessor do candidato a deputado Zé Vital disse à coluna que Zé Vital está reticente em participar do evento pró-Marina neste sábado, muito embora os apelos para que o “gatinho” esteja presente parte de todos os lados. Zé Vital tem que entender que Marina representa a oposição no Brasil, e não é hora de vacilar e sim de aglutinar forças.

APELO – e o prefeito Veveu Arruda aproveitou a festa de entrega do Troféu Prefeito Nota Dez, organizado pelo radialista Edval Filho, para conclamar aos prefeitos presentes a defender a postulação do candidato de seu partido. Não o fez de forma sintomática, pois se tratava de um evento festivo. Pediu voto de tabela. Ah bom!

 

DIZEM POR AÍ QUÊ...

 

... Sílvio Ávila não apareceu na reunião da Bilheira onde estavam Ivo Gomes e Leonidas em conversa com o povo de lá. Na Taperuaba comenta-se que o edil estava “mamado”.

 

... Zezão tem dito a amigos que o seu candidato a deputado estadual superou Zé Vital na segunda posição. Muita gente tá querendo ver essa pesquisa José.

 

...Gerlásio “play” anda passando vergonha no Forquilha. Anda fazendo visitas e recebendo “xingamentos” de quem prometeu muita coisa e não cumpriu.

 

... a justiça eleitoral tem de averiguar se é verdade denúncia chegada à coluna que o prefeito Adail estaria distribuindo tijolos para os eleitores de lá para melhorar a vida de seus candidatos.

 

... foi só João Coutinho entrar na campanha em Meruoca para os “reds” de lá se empolgarem. Obras de saneamento também foram iniciadas pelo prefeito Arisitides.

 

... ativistas contratadas no distrito de Aracatiaçú reclamando pagamento atrasado. Corre por lá que não querem pagar os seiscentos reais acertados.

 

... o prefeito de Ubajara, Zezinho, corre o risco de ser o terceiro colocado por lá. Não é de cumprir compromisso e o povo tá ressabiado.

 

... Augusta “cabrita” Brito tá enfrentando dificuldades para tocar sua campanha. Aliados de Ipú estão pretensos a desistir de apoiar a mulher.

 

... dá dó de ver o açude Jaibaras agonizando, suas margens secando e a água evaporando. E as gaiolas lá.

 

... a coluna de hoje é dedicada ao medico Joaquim Guimarães Neto.

 

—————

Voltar