O IBOPE de Cid

24/09/2014 13:32

COLUNA

O que se sabe aqui é que a enquete está sendo fechada e vai servir para esquentar mais ainda o já efervescente caldeirão da política cearense que há muito tempo, mais muito tempo mesmo não via um escrutínio tão cheio de nuances, alternativas e fatos novos e, certamente, apimentará o discurso dos candidatos que estarão em Sobral no debate organizado pela TV Jangadeiro na sexta-feira.

 

Por Oliveira Domingos.

 

 

O estado do Ceará vive no dia de hoje a expectativa da divulgação de mais uma pesquisa de opinião pública para o governo do estado desta vez pelo IBOPE. Mais do que a avalição do desempenho dos candidatos ao governo, a enquete servirá para se avaliar como anda o prestígio do governador Cid Gomes com o povo cearense depois do bombardeio da mídia a sua pessoa com história do envolvimento do governador no escândalo da Petrobrás, o problema da divulgação em todo o Brasil da revista Isto É e mais as supostas brigas do irmão Ciro Gomes com professores em Iguatú e o suposto desentendimento com Camilo Santana. Isto porque será a primeira pesquisa a ser veiculada depois desse “bafafá” todo. Isso tudo posto na mesa vai ou não respingar no candidato apoiado por ele no caso Camilo Santana.

Todas essas indagações serão resolvidas com a aparição dos números. O que se sabe aqui é que a enquete está sendo fechada e vai servir para esquentar mais ainda o já efervescente caldeirão da política cearense que há muito tempo, mais muito tempo mesmo não via um escrutínio tão cheio de nuances, alternativas e fatos novos e, certamente, apimentará o discurso dos candidatos que estarão em Sobral no debate organizado pela TV Jangadeiro na sexta-feira. O humor do cearense para com o governador Cid Gomes pode determinar um novo rumo para a campanha, isto na reta final onde qualquer detalhe pode ser importante. Se o eleitor entender que as denúncias feitas pela revista Isto É são somente caluniosas e ficar do lado do mandatário maior do estado, Camilo vai subir. Se por outro lado, o eleitorado do Ceará entender que Cid Gomes está sim envolvido nas denúncias do delator Paulo Roberto Costa, de que estaria sim envolvido no esquema da Petrobrás, o encaminhamento da eleição será outro e Eunício, nesse caso, tenderá a crescer. Como disse anteriormente o IBOPE de Cid será o fator determinante dessa eleição. O governador não deu uma declaração incisiva que de fato deixasse o seu eleitor satisfeito, entregou as supostas “calúnias e injúrias” feitas a sua pessoa à justiça divina. No caso de eleição, o chamado fato novo pode determinar uma mudança de posição do eleitorado que ainda não sabe em quem vai votar. E ainda faltam dez dias, e em dez dias tudo pode acontecer e até mesmo pintar um segundo turno.

 

CHATEADOS – três vereadores da base de apoio do prefeito Veveu Arruda estavam a conversar em um dos gabinetes da câmara se lamentando da vida. Diziam que estão aperreados em seus distritos com um fato que não é novidade pra ninguém: está difícil convencer o eleitor a ir urnas em outubro. “Está complicado, muito complicado”, falou um deles. Ah bom!

REUNIÃO – e a chateação continuou depois da reunião com o alcaide sobralense quando os edis souberam que a tão solicitada “ajuda” não vai sair do jeito que eles imaginam. Os chamados vereadores de asfalto não reclamam tanto assim, o chororô é com os representantes dos distritos onde o pede-pede é como se fosse na eleição de prefeitos.

VICE – o candidato a vice-governador na chapa de oposição, Roberto Pessoa, está na área em visitas a distritos de Sobral. Em companhia do Dr. Guimarães foi dar uma “voltinha” em Aracatiaçú, base forte dos “verdes” nos distritos. Dr. Guimarães tem conversado com lideranças e populares e diz que o sentimento de mudanças é uma realidade.

 

DIZEM POR AI QUÊ...

 

... empresário Gladstone deu um susto nos amigos hoje. Foi parar no hospital do coração. Estresse muito, foi o diagnóstico.

... vereadora Fransquinha do Torto quer surpreender com uma boa votação para seus candidatos. Continua firme e forte ao lado de Dr. Verdim.

... dois secretários da ECOAS não rezam a cartilha do prefeito Veveu. Quem seriam os chamados “traíras vermelhos”? É a pergunta que não quer calar.

... vereador Zezão que também é advogado disse que leu o Regimento Interno da Câmara Municipal de Alcântaras e a eleição para presidente tem de ser logo.

... segundo o experiente parlamentar o Regimento diz que é para acontecer eleição na casa do povo de Alcântaras todo ano.

... Itamar Ribeiro tem que tomar cuidado com panfletos que estão saindo da casa do povo denegrindo a imagem de candidatos de oposição.

...Hermenegildo pela primeira vez tocou no assunto renúncia da atual diretoria do Cacique do Vale. Diz não entender como as coisas deram erradas nesse semestre.

... prefeito Antonio Martins de Cariré organizando grande carreata  para receber Camilo Santana e aliados no final de semana.

... está aumentando o número de profissionais liberais com adesivos de Marina Silva em Sobral, a frente advogados, médicos e professores.

... a coluna de hoje é dedicada ao médico Dr. Vicente Abdias Fernandes.

 

 

—————

Voltar