Todas as fichas no segundo turno

25/09/2014 14:40

COLUNA

Com certeza o pleito de dois mil e quatorze vai ficar na história da política cearense como o mais acirrado e cheio de ingredientes típicos de uma campanha disputada.

 

Por Oliveira Domingos.

 

 

 

A pesquisa do IBOPE encomendada pela TV Verdes Mares provocou um fenômeno pelo menos inusitado nos dois comitês majoritários, ou seja, euforia tanto com os números de Eunício que subiu um ponto como de Camilo que subiu três pontos. A diferença de cinco pontos levou partidários de Eunício Oliveira a dizer a plenos pulmões que a eleição para governador se resolve ainda no primeiro turno. Já o governador Cid Gomes está jogando todas suas fichas no segundo turno onde com o poder de articulação que tem vira o jogo. Antes tem de convencer trezentos e cinquenta mil eleitores de que o seu candidato é o melhor. Verdes e vermelhos estão em clima de êxtase total.

Com certeza o pleito de dois mil e quatorze vai ficar na história da política cearense como o mais acirrado e cheio de ingredientes típicos de uma campanha disputada. Denúncias, agincalhamentos, podridão, cenas dantescas e muito oba-oba são coisas normais quando o assunto é eleição no Ceará. E essa é diferenciada de todas as outras, pois colocou de gente antiga, aliados que até dois anos atrás estavam juntos no mesmo palanque e defendendo a mesma bandeira. A briga pelo poder separou as “panelas” de PMDB e PT aqui no estado e colocou de lados antagônicos, Cid, Ciro, Eunício e Tasso. A base da presidente Dilma no estado ficou literalmente em frangalhos.

Faltando dez dias para a eleição, a campanha esquentou de verdade. O governador Cid Gomes resolveu ir às ruas e deixou Ciro de “stand by”, pois o irmão famoso do governador estava arrumando muito “hififi” para o candidato oficial. Cid resolveu partir para a briga e anda desferindo impropérios contra o oposicionista Eunicio Oliveira que em resposta ao que diz de sua pessoa fala em mudar a atual situação do estado onde o povo segundo ele não pode ter opinião própria. Os dois debates desse meio de semana serão vitais para dissolver no seio do eleitorado cearense algum tipo de dúvida que ainda perdurar. O número de eleitores indecisos chegou a casa dos oito por cento. É esse povo que decide a eleição e passou a ser objeto de desejo de eunicistas e camilistas.

 

REVOLTA – moradores do distrito de Boqueirão esperavam ansiosos pela visita dos candidatos a deputados Ivo Gomes e Leonidas Cristino para um “tete-a-tete”. De última hora a coordenação de campanha mandou informar que o deputado Ivo Gomes não estava passando bem. Resultado da opereta: o povo do Boqueirão tá mais injuriado ainda.

ESTRADA – não é de hoje que a comunidade de Boqueirão pede, solicita, reivindica acessibilidade por meio da estrada que foi prometida e nunca realizada. Moradores da comunidade não entendem como coisas simples não chegam para beneficiar a população, como posto de saúde. Essa zanga pode se refletir nas urnas em cinco de outubro. Ah bom!

DISPUTA – a parada vai ser federal em Sobral. Há motivação dos dois lados e o clima é de eleição para prefeito. De um lado Dr. Guimarães e seus seguidores. Do outro Veveu, Lucianinho e adeptos do FGs na luta para manter a hegemonia do poder na terra de Do José. Na reta de chegada há indícios de “caminhadas” mais movimentadas. Ah bom!

 

DIZEM POR AÍ QUÊ...

 

... candidato a vice governador na chapa de Eunicio Oliveira, o ex-prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa gostou do que viu na região.

... passou pelo Coreaú, esteve em Sobral e visitou outras comunas pregando a esperança verde.

... a pressão está grande em todos os setores dos municípios da região. O aperto está sobrando até para os universitários.

... presidente da câmara de Alcântaras, Manoel Albuquerque, disse a coluna que eleição por lá só no tempo certo.

... e disse mais: “O  Zezão tem que se preocupar com a câmara de Sobral “. O problema é que o Zezão em questão é o advogado dos opositores.

... fala que leu o Regimento Interno da casa do povo de Alcântaras e na sua ótica é pra ter eleição para renovação da mesa diretora já já.

... Arturzinho continua na livre disposição de dar maioria a Moses e Teodoro na bela Groairas.

... passar dos dez mil votos é a tarefa inicial do “gatinho”. Seus apoiadores no entanto, falam em uma votação maior.

... Paulo Flor é o homem para filtrar as coisas antes de chegar no prefeito Veveu. Está de olho em tudo e qualquer vacilo e tratado com rigor.

... a coluna de hoje é dedicada ao ex-presidente do Guarany de Sobral Luis Melo Torquato.

 

 

—————

Voltar