Afinal, o que é o Ebola?

17/08/2014 10:33

Por Samille Sá.

 
Os noticiários têm falado muito sobre isso. Mais de mil pessoas já morreram após contrair o vírus dessa doença assustadora que preocupa a todos. Mas, afinal, o que de fato é o Ebola? Há possibilidades de chegar ao Brasil?
 
 
Bem, esse vírus foi contraído pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo e recebeu esse nome de Ebola por essa região ficar situada próxima ao Rio Ebola.
A princípio, seus sintomas não são de fácil identificação e aparecem de dois a 21 dias após a exposição ao vírus. Segundo o site Diário Catarinense são semelhantes a uma crise de garganta ou gripe. Geralmente iniciam com febre, mal-estar, dores fortes na cabeça e garganta. Entretanto, posteriormente os sintomas mais graves começam a surgir, como manchas vermelhas e bolhas de sangue na pele, sangramento dos olhos, nariz, boca e ânus, dores fortes no peito, irritabilidade, falta de memória, vômitos, náuseas e diarreia
A transmissão se dá por contato com sangue, urina, fezes, vômito, lágrimas, sêmen e fluidos vaginais de pessoas contaminadas, objetos contaminados, como roupas do doente, e por secreções respiratórias de animais doentes. Devido a doença ser altamente contagiosa e ter alto índice de mortalidade, o paciente portador de Ebola deve ser internado no isolamento do hospital.
Apesar de existir a 38 anos não há vacina ou cura para o Ebola. O que se pode fazer com o paciente infectado é monitorá-lo com hidratação e medicamentos para aliviar as dores e vômitos.
 
 
Não há casos da doença no Brasil e como forma de prevenção, as equipes de saúde estão sendo mais cautelosas na avaliação das pessoas que chegam nos aeroportos. 

O fim do surto de Ebola só é decretado quando não houver novos casos no período de 42 dias. 

 

—————

Voltar