Lixão causa transtorno aos moradores de Ipueiras

24/09/2014 15:14

REGIONAL

 

Os detritos depositados lá, a cerca de 4 meses, revelam uma paisagem degradada e este lixão tornou-se um ponto de concentração de doenças e mau cheiro, a insalubridade faz com que o contato humano com essa região torne-se difícil.

 

Por Pedro Emmy.

 

 

 

Populares dos bairros Lamarão, Vila Nova e Papagaio da cidade de Ipueiras sofrem as conseqüências de um lixão a céu aberto.

Em denúncia ao site oliveiradomingos.com, moradores informaram que o lixo de parte da cidade é despejado em um lixão a céu aberto na localidade de Papagaio e incinerado periodicamente, causando grande transtorno, doenças respiratórias, dentre outros ônus. A coluna de fumaça pode ser vista facilmente a quilômetros de distância quando a incineração é ativa. A fumaça branca percorre vários bairros da cidade deixando um rastro de doenças principalmente em idosos e crianças.

Os detritos lá depositados, a cerca de 4 meses, revelam uma paisagem degradada e este lixão tornou-se um ponto de concentração de doenças e mau cheiro, a insalubridade faz com que o contato humano com essa região torne-se difícil.

Procurada por populares, a prefeitura municipal de Ipueiras prometeu por demasiadas vezes solucionar o caso. Foram procurados: Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Sr. Lisboa Lima, Secretário de Administração, Sr. Tardelli de Oliveira e o próprio gestor atual, Sr. Raimundo Nonato de Oliveira (Raimundo Mariano).

Fotos e vídeos legitimam o estado de poluição e o descaso com os habitantes das redondezas, pois são obrigados a conviver com um ar contaminado. Durante a madrugada a fumaça  chega a pairar como uma névoa de pura poluição.

 

Poluição

 

O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. 

Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose, produz também o chorume, que é um líquido mal-cheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos. O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos. Por sua vez, o lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades.

 

Leis

 

Na legislação infraconstitucional, a Lei nº 9.605/98 trata dos crimes ambientais, cabendo-nos relevar o art. 54, o qual traz o seguinte, “in verbis”:

“Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

Pena: reclusão, de um ano a quatro anos, e multa.

 

Confira também o que diz o Ambito Jurídico (aqui).

 

 

Até o fechamento desta matéria não conseguimos entrar em contato com o representante da Prefeitura Municipal de Ipueiras.

 

Em suma, acomapanharemos o caso de perto.

 

Vídeo 

Confira imagens do lixão de Ipueiras em incineração durante a noite.
 
 

 

 

 

—————

Voltar