O engenheiro e o urso.

15/08/2014 09:29

Por Oliveira Domingos.

 

 

Mais da metade do eleitorado sobralense ainda não sabe em quem vai votar, tanto para deputado federal quanto para deputado estadual. No campo da escolha para a Assembléia aí é que a coisa tá complicada. Não se sabe porque cargas dágua o eleitor tomou ojeriza pelos seus representantes no palácio treze de maio. Já para o plano "federal" aí existe quase que uma coisa chamada polarização entre o "engenheiro" e o "urso". O ex-prefeito Leonidas(foto) que detém o apoio da "viúva" e Moses Rodrgues(foto) que leva o apoio das faculdades INTA são os "preferée" do povão. Na periferia há uma verdadeira "briga de foice no escuro" pela disputa dos votos.

 

 

Com a sua não ida para o governo do estado, restou ao ex-alcaide de Sobral disputar a vaga de deptado federal. Hoje amigos mais chegados de Leonidas reclamam do apoio de empresários que sumiram de perto do candidato. Na prefeitura há um forte trabalho para que LC ultrapasse os trinta e cinco mil votos na terrinha, coisa que muitos acreditam ser dificil de acontecer por uma série de aspectos, o principal deles em funçao do "padrinho" da campanha, que hoje não é muito bem visto na periferia. A questão do desgaste político pode ser um fator preponderante, muito embora se fale muito no tema "conjunto da obra", ou seja   a gestão Leonidas como prefeito de Sobral.

E o urso? Quem é este candidato que tem se constituido na "vassoura nova" como diz o ex-vereador João Alberto Adeodato Junior. Moses Rodrigues resolveu abraçar para si a responsabilidade de ser candidato, e a coisa pegou fogo. Jovem e com uma proposta bem definida tem se constituido na saudável novidade desta campanha, abrindo portas, tomado café batido no pilão com pessoas simples, amadurecido. Sobral que perdeu padre Zé vai precisar de quantos deputados federais forem necessários para dar continuidade ao trabalho do "reverendo". Há uma polarização entre os dois, muito embora se saiba que também devem ser votados por aqui Odorico, Anibal e muito mais gente.

 

GUIMARAES - amigos mais chegados ao "DR. VERDIM", dizem a plenos pulmões que ele tá "soltinho na buraqueira" pedindo votos paa seus candidatos na periferia e acrescentam: "Nós podemos entrar na casa de todo mundo diferentemente de alguns politicos de Sobral, que se esqueceram do povo pobre", recado direto. No seio dos "greens" há a firme convicção de que Eunicio pode vencer Camilo em Sobral. Utopia ou não a sorte está lançada literalmente na periferia.

 

FEIJÃO MARAVILHA - não houve ainda uma confirmação oficial do "cap" da família, ex-vereador e empresário Luciano Feijão. O certo é que dentro da familia FEIJÃO já existe um esboço de uma candiatura a vereança. Carlos Alexandre que é da família, confidenciou à nossa coluna que o assunto já foi tratado a miúde. Isto quer dizer dentre outras "cositas" que Gilmar Bastos que recebeu na eleição passada apoio do FEIJAO MARAVILHA, está fora de cogitação total. A família lhe trata como traidor.

 

CPI - o resultado da eleição para governador do estado pode determinar uma nova configuração dos edis na casa do povo e inclusive a abertura de assuntos tidos como "intocáveis" na Câmara Municipal, caso  da CPI do SAEE. Dando Camilo, fica tudo dantes no quartel de abrantes. Agora vencendo Eunicio Oliveira, dois dias depois o assunto CPI do SAAE será ressucitado e de com força. É nisso que aposta o vereador Gilmar Bastos. Quem for vivo verá.

 

DIZEM POR AÍ QUE...

 

...o governador Cid Gomes não teria engolido direito a declaração de Rui Falcão, presidente do PT, de que se Dilma aparecer por aqui irá aos dois palanques. Ah bom!

 

...sinal vermelho tá piscando de vez no QG do PROS. Cinco prefeitos "viraram" ontem para o lado de Eunicio Oliveira depois do resultado das pesquisas O POVO/DATAFOLHA.

 

...na debandada estão os gestores de Boa Vigem, Aquiraz, Umirirm, Russas e Aiuaba. Todo mundo sabia que essa eleição iria ser diferente. A trairagem continua campeando solta. Ah bom!

 

...existem apostas em Sobral de Ivo Gomes contra capitão Vagner e vice-versa. Os dois são puxadores de votos de suas coligações. Dá pra ver em Sobral adesivos dos dois postulantes, mais, claro do irmão do governador.

 

... o "cap maior" das faculdades INTA, dr. Oscar, estará na quinta-feira no meu Tribuna e Plenário. Em pauta os 15 anos de INTA e sua importância para Sobral e região.

 

... sai amahã pesquisa O POVO/DATAFOLHA para o senado. No comitê central do PSDB há uma grande expectativa com os  números favoráveis ao galeguim de novo.

 

... o vice RUBINHO de Meruoca não deve seguir os passos do prefeito Aristides que é do PT. Vota com o seu partido o PDT para deputança estadual e federal. Ah bom!

 

... por falar em Meruoca na visita que fez a Roberto Pessoa em Fortaleza, o presidente da câmara municipal de Meruoca Carlos José do Pimenta, recebeu a seguinte promessa: se der Eunicio você será prefeito da Meruoca teria dito RP. Ah bom!

 

...as pesquisas para "consumo interno" que os partidos fazem não apontam muito boa coisa para o prefeito Adail do PT em Groairas não. O gestor da terra de padre Mororó anda meio "agastado" com o povo por lá. Ah bom!

 

 

—————

Voltar