Povo sofrido de Sobral vai às ruas

22/09/2014 16:54

COLUNA

A manifestação da oposição em Sobral no último final de semana, com centenas de carros e motos no meio da rua, voltou a demonstrar o quadro de insatisfação de parte dos sobralenses com a gestão municipal e estadual.

 

Dr. Guimarães: “povo sofrido de Sobral foi às ruas”.

 

Por Oliveira Domingos.

 

 

A manifestação da oposição em Sobral no último final de semana com centenas de carros e motos no meio da rua, ovacionando os candidatos Eunício Oliveira e Tasso Jereissati, voltou a demonstrar o quadro de insatisfação de parte dos sobralenses com a gestão municipal ou como disseram alguns, “ o problema é com o Cid, o Veveu tá pagando pato pelo Cid”. Está mais do que claro que já não são mais vinte mil “desgostosos” com os irmãos Ferreira Gomes em Sobral, esse número cresceu e pode ser visto a olhos nus. Gente de todas as idades e de toda a periferia foram ao BNB atender ao  chamado de Dr. Guimarães e de Zé Vital que aqui são os representantes de primeira monta dos “verdes” na terra de Dom José.

Para o líder político Dr. Guimarães,  a manifestação acontecida na sexta-feira foi o maior evento de motocarreata já vista em Sobral. Ele coloca ainda que o importante de toda a  manifestação foi a “empolgação do povo nas ruas, uma prova de que o sobralense está sintonizado com as idéias de Tasso e Eunício”. Conforme ainda o Dr. Verdim “o povo sobralense, principalmente o mais pobre,  já não agüenta tanto desmando administrativo”. Ele acredita que o candidato por ele apoiado pode surpreender na eleição de outubro mesmo sabendo do poder de fogo que tem a máquina da prefeitura.

Por sua vez o candidato a deputado estadual Zé Vital se disse surpreso com o número de pessoas que estavam presentes na motocarreata. “O povo de Sobral já não aguenta mais tanto sofrimento”, diz. O “gatinho” destacou ainda que desde cedo viu muita movimentação pela periferia de Sobral. “Eu sabia que ia ser grande, só não sabia que seria do tamanho que foi”, enumera. A grande massa que esteve presente deixou evidenciado uma coisa: há um crescimento grande da oposição a mercê de uma série de coisas, a principal delas o desgaste do grupo que está no poder há mais de vinte anos.

 

LISEIRA –  e o prefeito de Meruoca Aristides disse à coluna que está com as mãos na cabeça para apoiar os seus candidatos. Há sérias dúvidas sobre se o PT de lá vai ganhar as eleições deste ano. Todo o seu grupo está fatiado, secretários votam em deputados que não são o do “chefe”. Neste quadro há um complicador. Na última pesquisa feita pelo deputado Sérgio Aguiar, Eunício Oliveira estava ganhando de Camilo Santana.

REJEIÇÃO – outro dado importante sobre a cidade serrana é o fato de que grande parte do eleitorado da Meruoca ainda não decidiu se vai votar ou não em deputado estadual e federal. Pelo desenho da história, Aristides que tem direito a um novo mandato tem que repensar sua forma de trabalhar a política na sua terra. Para tentar ajeitar um pouco com a coisa, João Coutinho, liderança maior da comuna, foi chamado para dar uma “ajudinha”. Ah bom!

ENGANAÇÃO – primeiro foi Veveu que disse na festa do prefeito nota dez, do Edval Filho, que as pesquisas de consumo interno do partido davam vantagem de Camilo Santana sobre Eunício. Depois foi Ivo Gomes, que disse no Alcântaras que Camilo estava na frente. Aí veio a pesquisa O POVO/datafolha e desmentiu os dois. Pouca gente entendeu que Veveu e Ivo queria motivar o seu eleitor, daí terem dito uma “mentirinha” para animar a negrada. Ah bom!

 

DIZEM POR AÍ QUÊ...

 

... a história de que Camilo Santana poderia renunciar causou um “furdunço” doido e acusações de pilantragem e canalhice a quem divulgou a matéria.

... por aqui muita gente indagando da veracidade ou não do tema, mais o assunto já está de todo resolvido.

... revista ISTO É vem carregando a “tinta” de novo em Cid Gomes confirmando encontros do governador com o delator Paulo Roberto Costa.

... o presidente da Câmara Municipal de Meruoca Carlos José Pimenta recebeu ontem no Santo Antonio dos Camilos a deputada Fernanda Pessoa.

... hoje é dia de cantar parabéns para o município de Pacujá que está em festa pelo dia da sua emancipação. Tem forró Real e Karkará em praça pública.

...aliados de Zezinho Albuquerque estão apostando em uma votação acima de dez mil votos nos municípios de Mucambo, Pacujá e Graça.

... todas as atenções do estado estarão voltadas nesta semana para o debate organizado pela TV jangadeiro e que terá como palco o teatro São João.

... vereador Carlos do Calisto enfim teve uma série de seus pleitos atendidos pelo prefeito Veveu Arruda. Benefícios para Jaibaras e adjacências.

... vereador Paulo Vasconcelos é mesmo leal. Abriu sua casa no Aracatiaçú para recepcionar Ivo Gomes e Leonidas Cristino, e o povão junto deles. No menu, peixe e galinha caipira.

... a coluna de hoje é dedicada ao amigo Muniz que disse agora ter findado de pagar as contas de campanha para prefeito.

 

 

—————

Voltar