Poleiro arrepiado

04/09/2014 08:17

COLUNA.

 

Por Oliveira Domingos.

 

 

E o desempenho de Camilo Santana nas duas pesquisas registradas neste meio de semana DATAFOLHA e IBOPE, atestaram o crescimento do candidato do PT em dezoito pontos percentuais "arrepiando o poleiro" em todo o estado do Ceará. Em Sobral é muito comum se ouvir nas ruas "Ô virada", numa alusão ao desempenho do grupo que apoia Camilo que se apresentou tímido no começo da campanha e que agora está vitaminado, literalmente fortalecido. Ciro Gomes que havia prometido uma virada em dez dias, não cumpriu com a apromessa mais fez a militância resurgir das cinzas. "Nosso povo está empolgado", disse um cidista de quatro costados. Há uma diferença de oito pontos respectivamente de uma enquete para a outra. O DATAFOLHA apontou um distanciamento de Eunicio de dez pontos. Nesta pesquisa Eunicio perdeu seis pontos. Já o IBOPE apresentou uma diferenciação ainda maior somente oito pontos. Há um porém  que não é observado pelo mais simples eleitor mais que está deixando as coordenações arrepiadas: o número de indecisos que é pequeno. 

No caso do IBOPE este percentual chega a dez por cento. Como a diferença registrada pelo instituto é de oito pontos percentuais, Camilo tem de tirar essa diferença e apostar na idéia de que Eunicio Oliveira nao vai crescer de forma e de maneira alguma nenhum pontinho a mais. É como você pedir para todo o eleitorado indeciso votar no candiato do PT. Na teoria isso pode acoantecer, mas na pratica isso é praticamente impossível. "A eleição está começando agora", disse o senador Tasso Jereissati. A militância é tida e havida como parte importantíssima nesse contexto final. "O povo nas ruas é quem vai decidir a campanha", frisou Eunicio Oliveira. Como Sobral é um capítulo a parte nessa eleição, aqui existe um misto de otimismo com ressabiamento. "O Cid tá dando mostras de que é um grande político e nós  vamos ganhar essa", disse um popular à coluna. Cidistas e ciristas que andvam meio "borocochô" recuperaram o alento e falam em ganhar a para ainda no primeiro turno. Pausa para o selfie.

 

 

 

Ciro Gomes em discurso no Acaraú afirmou em alto e bom som que "estamos chegando perto", já deveria saber o resultado das pesquisas. Os números de Camilo Santana de momento são normais. Seria uma grande burrrice se deixar de atestar que durante o periodo da campanha o candidato oficial não chegasse a margem dos trinta pontos. O que as pesquisas estão determinando nesse momento é uma coisa inusitada para o estado. Fazia muito tempo, mais muito tempo mesmo que não se via uma disputa tão acirrada como a que está se verificando agora. Os votos dos eleitores indecisos e mesmo aqueles que dizem não querer votar em ninguém serão disputados a tapa. A reta final de campanha promete em todos os sentidos e nuances. Fala-se a boca miúda que a cotação do voto deve aumentar, como também os impropérios, as acusações, o bate boca e os atos de desespero dos dois lados. O que pouco está se vendo são propostas para mudar este Ceará velho de açucar.

 

BOIS - Carlos do Calisto tocou o fone para a coluna dizendo que deve matar dois bois para churrasco caso vença a aposta feita com o advoado Lintor Torquato feita no Tribuna e Plenário da rádio Tupinambá de Sobral. A aposta gira em torno de R$ 20 mil. O vereador vaqueiro anda empolgado com a subida de Camilo Sntana nas pesquisas. "O Cid é o Cid " diz.

 

CARREATA - prefeito de Alcântaras Eliésio Fonteles comunicando à coluna que estará organizando dia 14 carreata saindo do Bomfim para apresentar seus deputados Ivo Gomes e Leonidas Cristino para os seus affcionados de Alcântaras. "Vamos ganhar na serra", tem dito para quem quiser ouvir. O alcaide alcantarense vive um ótimo momento junto a seus amigos e eleitores.

 

BARRA LIMPA - Arturzinho está vivendo um ótimo momento junto ao eleitorado de Groairas. Aposta como seus candidatos a deputado federal e estadual vão ter maioria na terra de Padre Mororó. "O povo está feliz com os dois", diz. Arturzinho vota com Moses Rodrigues e Teodoro Soares. Domingo tem cavalgada na Groairas.

 

 

—————

Voltar