Selfie na urna não!

01/10/2014 18:07

ELEIÇÕES 2014

 

Por Samille Sá.

 

Vivemos o auge do “selfie”, esse tipo de fotografia aos poucos conquistou muitas pessoas que registram diversos momentos em seus smartphones. Mas é necessário ter atenção, pois no dia 05 de outubro o eleitor não poderá votar portando aparelhos eletrônicos. É proibido postar fotos do voto na urna.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral antes que o eleitor vá à cabine de votação deverá colocar seu aparelho em móvel que ficará próximo à cabine. A assessoria do Tribunal Superior Eleitoral informou: “Os mesários e o presidente de mesa estão orientados a determinar que o eleitor deixe os equipamentos eletrônicos que portar com o mesário”.

O eleitor não será revistado, entretanto, a medida utilizada é necessária para que o sigilo do voto seja garantido. E os que desrespeitarem a lei estarão sujeitas a detenção a até dois anos de prisão.

A Legislação Eleitoral proíbe o eleitor de “portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação, ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto”. 

—————

Voltar